Aneel aprova a prorrogação do reajuste tarifário das distribuidoras que, juntas, atendem aproximadamente 7,1 milhões de consumidores espalhados entre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e interior do Estado de São Paulo. Esta medida é uma das ações que a Aneel está tomando para combater os agravamentos da pandemia do novo Corona vírus e seus efeitos na economia.
A nova data do reajuste ainda não foi divulgada e vai depender do tempo levado para que as outras medidas já tomadas pela agência para minimizar esse impacto possam ser aplicadas no processo de reajuste tarifário dessas distribuidoras, tais como, a devolução do crédito do PIS/PASEP e da COFIS para os consumidores cativos e livres (ainda em discussão de como e quando será feito), o adiamento do pagamento das distribuidoras à Itaipu Binacional, incorporação de receitas não destinadas à modicidade tarifária, entre outras ações.
É estimado que o reajuste, quando ocorrer, seja alto considerando que três distribuidoras já reajustaram esse ano e apresentaram aumento considerável em suas tarifas, no entanto, com as interferências governamentais citadas acima, o mesmo pode ser amenizado. Importante lembrar que uma das consequências da pandemia de 2020 que também virá no próximo reajuste é a Conta-Covid. Será uma tarifa a mais na fatura cobrada em relação ao consumo, resultado de um empréstimo realizado pela CCEE para diluir os impactos financeiros da pandemia.
Tags:
Sem comentários ainda