Todos os consumidores do mercado de energia, livres e cativos, tem por obrigação o pagamento dos encargos setoriais, sendo que os livres pagam no mês a mês e os cativos, representados por suas concessionárias de energia, pagam via tarifa de distribuição.
No dia 19/01 a CCEE divulgou o aporte de garantias, ou pré-liquidação financeira referente ao mês de consumo de dez/20, e para susto dos agentes, o valor a ser aportado, como segurança de pagamento da liquidação financeira que ocorrerá no início de fev/21, foi de aproximadamente R$ 40/MWh. Isto significa que um consumidor que consome cerca de 1.000 MWh em um mês, terá uma conta de quase R$ 40 mil somente deste encargo. Isto representa em média um aumento de 10% na conta de luz de todos consumidores em um mês.
Para qualquer consumidor, um valor deste, pontual e inesperado, vem em péssima hora. Sobretudo após um ano de crise economia, ocasionada pelo COVID19.
A conclusão dada tamanha instabilidade de preço é que todos nós consumidores precisamos buscar além de adquirir o MWh mais barato, utilizar a energia de forma mais eficiente possível.

Sem comentários ainda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *