Podemos dizer que 2020 foi o ano que pegou todos de surpresa. Uma pandemia que não ocorria há quase 1 século, trouxe necessidade de isolamento social e por consequência, o consumo de energia reduziu consideravelmente.
No gráfico abaixo, demonstra-se a variação de consumo do ambiente regulado, que equivale hoje há aproximadamente 69% do consumo total do país e o consumo livre, que corresponde ao restante. O Cativo, em MWm, teve maior queda de energia, porém, em porcentagem em relação ao total, podemos ver que o ambiente livre sofreu maior queda.
Boa parte do ambiente regulado consiste no consumo residencial, pequenos comércios e indústria.
O ambiente livre, que consiste em grandes consumidores de energia, sofreu e muito, pois com a redução de consumo da população, muitas indústrias não conseguiram vender sua produção, fazendo com que fosse necessário interromper o processo produtivo.
O Gráfico abaixo demonstra os maiores setores afetados no ambiente livre, devido à Pandemia: Manufaturados Diversos, Serviços, Veículos e Têxteis, cuja variação de consumo foi respectivamente (Março para Abril): -24%, -30%, -59%, -45%.
Passada a fase de isolamento, pode-se ver após julho um aumento progressivo no consumo, não somente pela retomada econômica, mas também para reposição de estoque, dos meses em que não houve produção.
Sem comentários ainda