A Solver Energia, especialista no Setor Elétrico, realiza estudos constantes quanto as reservas de água para abastecimento do setor elétrico. Reservatórios cheios são essenciais para preços baixos de energia e boas oportunidades de compra de energia por parte dos consumidores.
2018 começou promissor, porém a partir de abril, a seca tomou conta e desde então os reservatórios estão sendo altamente utilizados para mantimento do equilíbrio no sistema.
Caso as chuvas voltem ao “normal” a partir de setembro, principalmente na região SE/CO, região onde se concentram as principais bacias, poderemos terminar 2018 com cerca de 25,00% de reservatório.
Figura elaborada pela Equipe de Inteligência Solver Energia.
Importante destacar que para estas simulações foram utilizados parâmetros fixos de ENA (Energia Natural Afluente) nas demais regiões, ademais da geração de outras fontes e consumo projetado pelo operador do sistema.
Em caso de afluências de em média de 90% da MLT ou 80% da MLT no SE/CO, poderemos terminar o ano com reservas entre 21% e 18%.
Com a ampliação do potencial de transmissão entre Norte e Sudeste, espera-se que neste período úmido a recuperação dos reservatórios se deem com maior rapidez, uma vez que a região Norte atinge níveis de quase 30 GWm de geração no período úmido, e seu consumo fica na casa dos 5 GWm.
Este período úmido poderá trazer muitas janelas de oportunidade, cabe aos consumidores ficarem atentos para consolidar bons preços de compra.
Sem comentários ainda