A pior série de afluências da história, trouxe uma situação completamente inesperada para um ano (ainda) de pandemia: possível falta de energia. Mesmo com a Matriz Elétrica brasileira crescendo cerca de 40 GW de potência nos últimos 7 anos, e neste mesmo período nosso consumo crescendo pouco mais de 7 GWm, estamos vivendo uma crise pré racionamento. Isto porque, mesmo nossa matriz crescendo em outras fontes de energia, a geração hídrica ainda corresponde a 65%. Uma situação extrema como dos últimos 12 meses de afluência muito abaixo do esperado, fez com que os órgãos do setor elétrico tivessem que intervir na operação do sistema.
Para não chegar na necessidade de obrigação de redução de consumo, o governo está lançando uma série de campanhas, dentre elas: redução voluntária de consumo para consumidores livres com mais de 1.500 kW, redução voluntária para consumidores regulados, redução obrigatória para órgãos públicos e ainda, criação de um novo patamar de bandeira tarifária de 142 R$/MWh.
Consumidores cativos e livres, poderão avaliar se esta alteração de programação de produção, trará benefício financeiro frente ao custo que a mudança pode trazer ao seu negócio.
Aqueles que não conseguirem realizar qualquer alteração, vão arcar com o custo da crise hídrica vivida por todos nós.
A Solver realiza análises para demonstrar potencial de redução, caso tenha interesse, entre em contato com nossa equipe comercial.
Categorias:
Tags:
Sem comentários ainda