A ANEEL divulgou neste final de mês que a Bandeira acionada para o mês de fevereiro/19 é a verde. O anúncio surpreende, mas nem tanto, pois apesar do PLD alto, a Solver já retratou em diversos posts neste blog sobre a sazonalização das garantias físicas das usinas, e como isto afeta o acionamento das Bandeiras.
O fato é, como as geradoras de energia se comprometeram a entregar menos energia no período úmido, a relação entre geração efetiva e compromisso de entrega é maior que o fator 1 (100%).
Tabela de Histórico de acionamento de bandeiras, importante notar a relação entre compromisso de entrega, coluna GFband e perspectiva de entrega de energia efetiva em GHband. Figura retirada do relatório de bandeias da ANEEL.
Com esta diferença entre a realidade e o compromisso, os consumidores cativos podem esperar bandeiras verdes ao menos até março/abril e a partir do período seco, grandes perspectivas de bandeiras vermelha I e II.
Abaixo tabela de acionamento de bandeiras.
Tabela de acionamento de bandeiras, importante notar que atualmente estamos com somente perspectiva de Bandeira Verde, a partir de maio, na visão da Solver, não poderemos ter mais Bandeiras Verdes. Figura retirada do relatório de bandeias da ANEEL.
Esta regra deveria ser revista pela agência reguladora, uma vez que ela permite que através de uma perspectiva de ganho financeiro, o gerador possa fazer uma estratégia totalmente anômala de entrega de energia, prejudicando assim o consumidor de energia.
Sem comentários ainda