Nesta quarta-feira, 19 de dezembro, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, realizou evento para os agentes de mercado para tratar do Mecanismo de Venda de Energia de 2019, no qual será possível as distribuidoras de energia, através de um leilão de oferta e demanda, vender energia a todos tipos de agentes, inclusive, consumidores livres e especiais.
A Solver Energia preparou um apanhado de perguntas e respostas para ajudar aos consumidores do mercado no entendimento deste novo mecanismo:
Por que as distribuidoras estão vendendo energia?
Basicamente, são dois motivos que afetaram a contratação de energia das distribuidoras: a migração para o mercado livre de grandes consumidores e a sobra estrutural devido ao baixo crescimento econômico dos últimos anos.
Para qual período posso comprar energia?
Neste momento, foi divulgado pela CCEE que haverão produtos de compra disponíveis para 2019 conforme abaixo:
- 3 meses: jan a mar/19, abr a jun/19, jul a set/19 e out a dez/19
- 5 meses: fev a jun/19
- 6 meses: jul a dez/19
- 11 meses: fev a dez/19
Quais tipos de energia estão sendo ofertadas?
Serão ofertadas energia Convencional, e Convencional Especial.
A Energia Convencional hoje, somente pode ser utilizada por consumidores com mais de 3.000 kW de demanda contratada.
A Energia Convencional Especial pode ser comprada por todos os agentes, inclusive os especiais (entre 500 kW e 3.000 kW). É importante ressaltar somente que este tipo de energia não dá desconto no fio de 50% ou 100%.
Como é feito o pagamento desta energia?
Uma vez que o consumidor foi um dos “vencedores” do leilão, automaticamente, será gerado um contrato na CCEE com os montantes contratados. No mês a mês, será realizada uma liquidação a parte na conta TRIANON MASP, na qual o consumidor terá que realizar o depósito da energia adquirida e automaticamente a CCEE irá transferir o dinheiro à distribuidora vendedora.
O não pagamento da energia na data correta irá automaticamente cancelar o registro do contrato.
Qual o cronograma de efetivação deste processo?
A primeira etapa deste processo ocorrerá até o dia 26/12, isto é, agentes interessados em comprar energia para o primeiro trimestre de 2019, terão até esta data para enviar sua oferta de compra (no caso a Solver operacionalizará este processo). O resultado da etapa I será divulgado no dia 04/01.
A segunda etapa deste processo ocorrerá até o dia 07/01, e nela serão aceitas ofertas de fev a dez/19.
A terceira etapa ocorrerá até o dia 14/01, e nela serão aceitas ofertas de fev a jun/19.
Mesmo que eu não seja um comprador neste processo, posso ser influenciado por este novo mecanismo do mercado?
A Solver vê este procedimento como muito saudável para o mercado, pois o mesmo descentraliza a venda de energia para consumidores. Os próprios consumidores poderão buscar comprar energia das distribuidoras, e no final, o que determinará o custo do MWh, será um encontro entre curvas de oferta e demanda.
Portanto, como este é um mecanismo que deverá existir para os próximos anos, os vendedores de energia atuais poderão enxergar este mecanismo como um aumento estrutural da oferta.
Sem comentários ainda