Muito se pergunta sobre a relação entre a variação do PIB e do consumo do país, será que esta correlação é alta? A resposta é sim. Em estudo realizado pela Solver Energia, esta correlação é acima dos 95%. Portanto, pode-se esperar em um momento de aquecimento econômico, que o consumo cresça também.
A figura a seguir, mostra a variação do PIB e do consumo de 2010 a diante. É possível notar que, com exceção a 2016, todos os anos o vetor positivo ou negativo de PIB e Consumo estão no mesmo sentido.
Dados do IBGE e ONS. Elaboração Equipe de Inteligência de Negócios Solver Energia.
Para 2018, a expectativa atual de variação de PIB é por volta dos 2,70% positivos, no entanto, mesmo com esta expectativa, o consumo, por hora, não está correspondendo. Até a última atualização da carga deste ano, o Operador do Sistema verificou 1,30% de aumento de consumo em relação ao ano de 2017, mesmo assim, foi mantida a projeção de crescimento de carga de 3,0%. Mas por que o consumo não está como o esperado? É muito difícil responder a esta pergunta de uma forma sucinta. Podem haver muitas explicações para esta diferença entre o esperado vs realizado. O fato de o país estar em um momento altamente conturbado politicamente, com uma série de mudanças necessárias sendo postergadas, influencia diretamente na economia, que aparentemente (não se pode dizer isto com certeza) não está respondendo como a expectativa e isto será demonstrado com o passar do ano. Outro fator que deve-se avaliar é a temperatura, uma vez que o uso do ar condicionado possui um peso grande na sazonalidade da carga do Brasil. 2017 foi um ano bastante quente no geral, logo, talvez não alcancemos a projeção por motivos climáticos e não somente baseado no momento econômico.
O monitoramento intensivo das variáveis político-econômicas e climáticas é uma atividade inexorável para construir um bom resultado, através de um bom posicionamento na compra de energia.
Para saber mais sobre a atuação da Solver neste seguimento, entre em contato conosco. Mais informações em www.solverenergia.com
Sem comentários ainda